Qual é o seu Dosha?

large (1)

 

A Ayurveda é uma medicina oriental, desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos!
E segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através do dosha. Os doshas são Vata, regido por ar e éter, Pitta, regido por fogo e água, e Kapha, regido por terra e água. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em diferentes proporções.
Quando nascemos temos os três doshas em equilíbrio, mas ao longo do tempo eles se desequilibram e alguns deles se sobressaem.
As pessoas que tem um dosha mais evidente que o outro tem características especificas, e descobrindo o seu dosha em evidência você pode buscar meios de equilibrar os outros e assim, ser uma pessoa mais saudável!
Vata dosha:
Pessoas com um vata dosha predominante apresentam características físicas e emocionais relacionadas com as qualidades elementares de ar e espaço. São muito ativas – móveis, agitadas e energéticas. Têm metabolismo rápido, por isso muitas vezes são magras com pouco desenvolvimento muscular, as articulações salientes que produzem ruídos. Sua pele é seca, áspera e fina com veias visíveis.
Dormir, comer e hábitos diários são irregulares, com o apetite e desejo sexual variando entre extremos. Tem sono leve, são facilmente perturbadas e propensas à insônia. Sua fala e movimento geralmente são rápidos, são falantes e desfrutam de todas as formas de comunicação. Eles não gostam de frio, vento ou ambientes secos e refrigerados, sentem frio facilmente e possuem extremidades de mãos e pés frias.
Mentalmente e emocionalmente elas são rápidas. Captam informações ou demonstram emoções rapidamente. Enquanto aprendem rapidamente e geralmente são intelectuais, sua retenção do aprendizado é pobre. O dinheiro é gasto de forma rápida e impulsivamente. Demonstram grande criatividade, inovação e sensibilidade.
Os indivíduos com esta natureza são introspectivo, tímido, modesto e com falta de confiança. São muitas vezes instáveis e impacientes, mas muito flexíveis e adaptáveis às mudanças. As pessoas com vata dosha muitas vezes se sentem ansiosos, preocupados ou estressados – especialmente diante de ambientes desconhecidos, apertados ou barulhento.

Pitta dosha:
Pessoas com pitta dosha mostram um caráter inerente proveniente do fogo. Eles são de configuração média, com maior desenvolvimento muscular do que a exibida por vata. Sua pele é macia e quente, e eles têm uma grande quantidade de calor corporal e, muitas vezes transpiram excessivamente. Seu cabelo é fino e, muitas vezes ruivos ou loiros, e podem ficar grisalhos prematuramente, apresentar calvície ou queda de cabelo excessiva. Sua pele cora facilmente e muitas vezes eles têm muitas sardas e pintas. Frequêntemente a pele desenvolve acne, erupções cutâneas, contusões ou queimaduras solares.
Seus apetite e desejos sexual são fortes por natureza. O sono é moderado e não é facilmente perturbado. Os indivíduos com dosha predominante pitta falam alto e com paixão, e muitas vezes dominam a conversa. Eles têm uma aversão ao calor, luz solar e calor, e seus olhos são sensíveis.
Em temperamento, são extrovertidos e gostam de ser o centro das atenções. Embora geralmente podem controlar suas emoções, eles podem tornar-se irritados, com raiva e descontrolados sob estresse. O dinheiro é gerido com prudência. Eles são decisivos, agressivos, ambiciosos e determinados e muitas vezes ocupam posições de liderança. Eles gostam de esportes competitivos e jogos, seja como espectadores ou participantes. Sua inteligência é alta, e eles têm uma boa compreensão e um grande senso de discriminação.

Kapha dosha:
Pessoas com kapha dosha predominante tendem a ser fortes, sólidos e grandes devido ao acumulo dos elementos terra e água em maior quantidade. Eles apresentam excesso de peso ou ganham peso com facilidade.Têm alto desenvolvimento muscular. Sua pele é grossa, lisa e úmida, com poucas rugas. Sua pele é geralmente clara, o cabelo é oleoso, grosso e ondulado. Seus dentes são fortes, brancos e bem formados.
Pessoas do tipo kapha têm um apetite moderado ou baixo e digestão lenta. Eles gostam de comer alimentos gordurosos e preparar seu próprio alimento. Em movimento e atividade, eles tendem a ser lentos e metódicos, com muita resistência. Entretanto, são letárgico e difíceis de motivar. Eles são propensos a dormir muito e excessivamente. Eles têm uma aparência agradável e voz suave. Aqueles com kapha dosha não toleram ambientes úmidos.
Em temperamento, que preferem ambientes familiares e tradicionais. Eles aprendem lentamente, mas têm excelente memória. O dinheiro é economizado e acumulado. Normalmente, eles são serenos e tranqüilos e lentos para se tornarem animados ou excitados. No entanto, eles podem ser sentimentais, nostálgicos e românticos por natureza. Eles são altamente tolerantes e perdoam com facilidade. Eles preferem pertencer a um grupo, clube ou comunidade.

O site Ayurveda Online tem um teste muito legal para você descobrir o seu dosha! Quem quiser fazer é só clicar AQUI!

Eu sou Pitta e vocês?

 

 

 

Advertisements

5 comments

  1. Maria Rodrigues · June 10, 2014

    Sou Vasha! Achei que combinou bastante em algumas coisas, mas também errou. Ou eu que não percebi ainda como sou em alguns aspectos. Vai saber. HAHA adorei ❤ amo essas coisas de elementos e sempre gostei mais do Ar mesmo.

    • saanset · June 10, 2014

      As vezes algumas pessoas sao dois elementos, meu mino é pitta vata 😉

  2. Maria Rodrigues · June 10, 2014

    ops, Vata.

  3. fiz o teste e eu sou vata!!! não concordei com tudo do texto, mas sei lá, não tem como classificar todo mundo EXATAMENTE em três coisas, né? então eu relevei as coisas que eu achei que não combinaram comigo hahahahaha

  4. Bea Góes · June 11, 2014

    sou total kapha, ahahah

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s