chakra: Manipura

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Manipura, nome lindo pro nosso chakra ‘do meio’, o chakra que é o centro de tudo, da nossa energia, dos nossos sentimentos, e do nosso controle!
Não é atoa que ele se localiza no plexo solar!

Quando o Manipura está desequilibrado: temos vários problemas digestivos como asia, gastrite, refluxo, ulcera. Sentimos ansiedade, raiva, preocupação, falta de vontade de fazer as coisas, nos sentimos frustrados, e muitas vezes nem sabemos a razão desses sentimentos ruins.

O que causa isso: Não nos sentirmos no controle de nossas vidas, não sentirmos que vivemos o que queremos e sonhamos. Reprimir nossos sentimentos para não demonstrar fraqueza ou não fazer outras pessoas sofrerem.

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Dizer a verdade pra sí mesmo é a chave! 
O primeiro passo é descobrir o que está nos chateando, porque nos sentimos frustrados, com raiva, com ansiedade, preocupados. Porque estamos nos sentindo assim!
O segundo passo é por pra fora e não reprimir seus sentimentos. Uma boa forma de fazer isso é escrever, ou ter um diário. Escrever pra si mesmo, sem se preocupar se está bonito ou se faz sentido. Escrever de coração aberto, tudo o que passa na nossa cabeça, o que sentimos, sem vergonha de ser um motivo bobo ou não, se te tornaria uma pessoa ‘fraca’ ou não. 
Chorar se for preciso! Mas colocar pra fora os sentimentos que reprimimos!
E o terceiro passo é se desfazer do que não te faz feliz, e o que tira o seu controle da própria vida, como por exemplo sair de um curso que você odeia, mas seus pais querem que você faça, e fazer aquilo que você realmente quer!

A asana de yoga que ajuda a abrir e equilibrar esse chakra é a Dhanurasana (pose do arco)
Sem título
Inicie a postura deitado de barriga para baixo, queixo encostado no chão:

 

  • Segure os pés somente pelos tornozelos.
  • Os joelhos devem estar separados na largura do quadril.
  • Mantenha os ombros distantes das orelhas.
  • Com o estômago pressionado contra o chão, será mais difícil respirar, não prenda a respiração.
  • Dobre os joelhos e segure os tornozelos com as mãos.
  • Inspire e ao mesmo tempo levante a cabeça, o peito e as coxas.
  • Alongue a cabeça para trás, levantando um pouco mais o peito.
  • Forme um arco com o corpo.
  • Relaxe os ombros.
  • Crie uma tensão entre os braços esticados e as pernas, para levantar mais o peito e as coxas.
  • Respire.
  • Fique na postura de 20 a 30 segundos.
  • Expire e cuidadosamente saia da postura, relaxando alguns minutos. “
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