Wicca!

Processed with VSCOcam with e8 preset

 

Como eu falei no ask.fm resolvi fazer um post sobre a Wicca, religião que eu tenho muito interesse e estudo desde sempre!
Não lembro se eu tive interesse por isso por causa da revista W.I.T.C.H. que eu colecionava quando era menor, ou se eu me interessei pela revista porque já gostava do assunto…
O que eu mais gosto nisso, é que nunca foi algo imposto a mim, sempre foi interesse meu, que não teve influência nenhuma da minha família!

A Wicca é uma religião pagã, que não tem um deus especifico, não tem hierarquia, não tem um livro sagrado e nem um profeta ou templo.
É uma religião que cultua a natureza, os sentimentos bons, e que vê todas as pessoas como seres humanos iguais.
“Buscamos viver em harmonia com a Natureza, em equilíbrio ecológico, oferecendo completa satisfação à vida e à consciência, dentro de um conceito evolucionário.”
As únicas ‘regras’ da Wicca, são dois conceitos éticos bem simples, e que qualquer pessoa de bem deveria seguir:
-Não fazer ao outro o que não queremos que façam conosco
-Tudo o que fizermos voltará para nós

large (2)

 

A Deusa e o Deus: Para os wiccas, o mundo todo é criado através de uma polaridade de feminino/masculino, bom/mau claro/escuro que existe dentro de todos nós!
A lua representa a Deusa, a primeira divindade cultuada pelos povos pré historicos, que representa não só a noite, o mistério, o oculto, como também a feminilidade. As fases da lua para os wiccas representam as fases da vida de uma mulher, a Jovem Virgem, a Mãe e a Velha Sábia. ” A Deusa Tríplice mostra os mistérios mais profundos da energia feminina, o poder da menstruação na mulher, e é também a contraparte Feminina presente em todos os homens, tão reprimida pela cultura patriarcal.”
A lua sempre muda, mas é eterna. A lua rege as marés, e por isso influência na vida de todos os outros seres vivos. E é a lua quem nos ilumina e apresenta a vida quando tudo é escuridão.

O sol representa o Deus, o complemento da Lua. Associado a vida, fertilidade, sáude, calor, alegria! 
“Da mesma forma que o sol nasce e se põe, todos os dias, o Deus nos mostra os mistérios de Morte e do Renascimento.”
O poder de um não existe sem o outro, e assim como tudo na natureza, se completam!

large

 

Esbats: “A palavra Esbat deriva do verbo esbattre, em francês arcaico, significando “alegrar-se””
Os Esbats são celebração das luas cheias do ano!
Existem muitas formas de se celebrar esses dias, fazendo rituais e etc.
Pra mim uma das formas mais legais de celebrar os Esbats é a meditação. Esse na verdade foi o primeiro post que eu fiz no blog! Falando sobre a Lua Cheia de cada mês, e sobre meditar, refletir e se conhecer melhor!
A lua cheia para os Wiccas representa a última fase da Deusa. Representa a Velha Sábia, a paciência, observação, calma, sabedoria, e força!

large (3)

Sabbats: Também conhecido como Roda Solar do Ano, ou Mandala da Natureza, são oito datas que representam as mudanças de estações e da natureza.
Os principais são: Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain. Os quatro menores são Equinócio de Primavera, Solstício de Verão, Equinócio do Outono e Solstício de Inverno.

Imbolc 1º de Agosto representa o fim do inverno e chegada da primavera! É também conhecido como o Festival do Fogo. 
“Esse Sabbat representa também os novos começos e o crescimento individual, sendo o “afastamento do antigo””

Ostara 20 de setembro aprox. É o equinócio da primavera! No Ostara, o dia e a noite tem igualmente 12h.

Beltane 31 de Outubro o é antigo Festival Druida do Fogo, representa a fertilidade, a abundancia. “No dia de Beltane o sol está astrologicamente no signo de Tauros, o Touro, que marca a “morte” do Inverno, o “nascimento” da Primavera e o começo da estação do plantio.”

Litha 21 de dezembro aprox.
É o solstício de verão, e o dia mais longo do ano!

Lammas 2 de Fevereiro é o sabbat que marcava o início da estação da colheita. É o dia que representa gratidão pelo o que temos!

Mabon 20 de março aprox. Equinócio de outono.

Samhain 1º de Maio é o sabbat mais importante! Representa o fim do verão, e é o antigo ano novo celta/wicca e também o famoso ‘dia dos mortos’, que no hemisfério norte acontece no dia 31 de Outubro Halloween. 
Nesse dia acredita-se que o mundo mortal e espiritual estão ligados e mais próximos e muitas crenças acreditam que é um dia em que se pode fazer contato com espíritos.

Yule 21 de Junho aprox. Solstício de Inverno, e a noite mais longa do ano!

Existe muitas formas e rituais de se comemorar os Sabbats, mas como não existe regra, você pode comemorar da forma que quiser. Pra mim é sempre a data em que eu escrevo uma ‘carta’ falando todas as coisas que rolaram de legal comigo, todas as coisas que eu sou grata, e todas as coisas que eu quero que aconteçam para o próximo sabbat.
Você pode acender uma vela, dançar suas musicas favoritas, tomar um banho de sal grosso, acender um incenso, rezar… O que você sentir que precisa e aquece seu coração nesse dia!

3e6541ce376711e38f1322000ab5923b_7

A Wicca abrange muitas coisas, mas acho que esse é um bom resumo do principal! hahaha
Pra quem ficar curioso sobre o assunto eu indico um site e um livro que são ótimos e falam muito bem do assunto!
Site: www.circulosagrado.net/
E o Livro que você encontra também em sebos!

Espero que vocês gostem pra eu poder fazer mais posts sobre o assunto! hahaha

2 comments

  1. Marcela Pistori · August 28, 2014

    Adorei o post, sou wiccaniana e filha de wiccaniana, e é sempre muito difícil explica para os outros sem que eles fiquem com medo de você, você fez isso de uma maneira natural e muito bonita. Parabéns!

    • saanset · August 28, 2014

      Oi Marcela! Que booom que gostou!!
      Eu sempre estudei em escola religiosa, e desde criança sempre tratavam a wicca com muita hostilidade, falando que eram coisas satanicas! Eu lembro que quando postei uma foto no instagram que tinha um livro wicca, fiquei muito tempo pensando se postava, se iriam interpretar mal…
      Mas na verdade ficaram curiosos e me pediram esse post, e pra minha surpresa, todo mundo gostou muito, mesmo sendo de outras religiões!Fiquei muito feliz!!! ❤

Leave a Reply

