O caminho Óctuplo

529acc81b0e711c93a9983d7e66850cb

Eu não sou budista! E apesar de ter muito interesse pelo assunto, admito que não estou estudando para ser uma.
Mas isso não me impede de aprender muito com essa religião, e acreditar que muita coisa nela faz total sentido e nos ajuda muito!
Esse é o caso das 4 nobres verdades e do caminho óctuplo! São a base do ensinamento budista, e mesmo pra quem não segue e não quer seguir a religião, na minha opinião o caminho óctuplo deveria ser praticado, porque é meio que questão de ética sabe?
O Caminho óctuplo são 8 ações que devem fazer parte da nossa vida para sermos pessoas melhores, mais felizes, mais equilibradas, mais saudáveis espiritualmente e mais conscientes!

“No início, é interessante que se faça um a cada dia, de forma a aumentar a nossa percepção. Quando já estiver bem perceptivo às situações, poderá fazer os oito passos ao longo do dia!”

Primeiro Passo: Segunda-feira é o dia da PALAVRA. Concentre-se no que você fala, controle seus ímpetos. Fale somente o que é útil, necessário e verdadeiro. Evite conversas fúteis e fofocas.

Lendo ‘evite conversas fúteis’, parece que esse primeiro passo é sobre ser uma pessoa séria, que não faz piada e não fala sobre nada divertido né? Mas o ponto não é esse! O ponto é não falar mal de ninguém sem necessidade! É não julgar a vida alheia, ou fazer piadas de mal gosto atoa. Não tem porque chamar sua amiga no whatsapp pra passar o dia falando mal de alguém que as vezes a gente nem conhece direito! Ou reclamando da vida! Não precisa ser sério, e nem parar de falar de coisas divertidas, mas sim, parar de distribuir sentimento ruim a troco de nada através das palavras!

Segundo Passo: Terça-feira é o dia da HARMONIA. É o dia em que você deve passar em harmonia consigo mesmo, com as pessoas e o ambiente. Esforce-se para que nada abale essa harmonia.

Esse parece fácil mas não é! Não é fácil conviver com várias pessoas diariamente que não nos damos bem, ou não temos a mesma opinião (pra mim é BEEEM complicado! hahahaha) Mas as vezes descontar nossa raiva, frustração, ou falta de capacidade de aceitar a opinião alheia nos outros só fere a nós mesmos! Só estraga o nosso dia, o ambiente em que vivemos!

Terceiro Passo: Quarta-feira é o dia da DECISÃO. Concentre-se em tomar decisões com sabedoria e consciência, sem dúvidas ou incertezas. Decidir com firmeza e a todo momento.

Esse pra mim é mais fácil, mas imagino que pode ser complicado pra algumas pessoas. Eu admito que as vezes fica difícil tomar algumas decisões pensando no ‘ e se…’ E se…não existe! Temos que escutar nosso coração! Saber o que nos faz bem no presente, o que queremos DE VERDADE e o que vai trazer pra nós aquilo que irá nos completar!

Quarto Passo: Quinta-feira é o dia do PENSAMENTO. Concentre-se na sua forma de pensar, vigie a sua mente. Observe seus pensamentos com bastante atenção, sem se distrair.

Esse é bem complicado, porque parece que não temos controle, mas temos sim! Tudo o que nós temos é controle sobre nós mesmos, nosso pensamento e nossos sentimentos. Pra mim é bem difícil ter esse controle, porque eu sou uma pessoa muito passional, que sempre age duas vezes antes de pensar… mas…é um exercício diário né? haha

Quinto Passo: Sexta-feira é o dia da ORGANIZAÇÃO. Concentre-se em organizar seus dias, suas tarefas, sua mesa de trabalho, sua casa, sentimentos, pensamentos, roupas. Organize tudo o que puder.

Esse parece bobo, mas é real. Sabe quando você entra no seu quarto e está tudo bagunçado, você fica num puta desanimo, sentindo tudo bagunçado dentro de você também? Pois é!
O nosso ambiente influencia muito em como nos sentimos! Na nossa capacidade de ver tudo claramente!

Sexto Passo: Sábado é o dia do ESFORÇO. Concentre-se em aplicar o esforço para atividades físicas, limpeza, consertos, arrumação, deixando-o fluir, sem reclamar, lamentar ou desanimar, mesmo que a tarefa seja cansativa ou desagradável. Não faça mais do que pode, nem menos do que é capaz.

Just do it! Porque nada se faz sozinho e nada cai do céu! Quando aprendemos que sem trabalho nada rola, começamos a nos empenhar mais e as coisas começam a acontecer cada vez melhores na nossa vida 🙂

Sétimo Passo: Domingo é o dia da COMPREENSÃO. Concentre-se em procurar entender as lições da vida, as outras pessoas, os animais, as situações e o mundo. Não critique, apenas compreenda.

Entender e aceitar que nem tudo é igual, e as coisas mudam, e são diferentes. E não há problema nisso!

Oitavo Passo: Todo dia é dia de AUTOANÁLISE. Medite ao final do dia e perceba como você se saiu no exercício proposto para aquele dia da semana. Faça uma autoanálise diária para futuros ajustes.

Pra esse eu indico fazer um diário! Alias, um diário é sempre uma ótima forma de se expressar, se conhecer e aprender! Alem de desabafar!

“Quando a negatividade sai, dá espaço para as quatro qualidades incomensuráveis: compaixão, amor, alegria e equanimidade. E também praticamos os seis paramitas ou perfeições: generosidade, moralidade, paz/paciência, energia constante, concentração e sabedoria.

Assim, surge uma estabilidade que nos impulsionará a seguir adiante e já notamos uma sensível redução das tensões em nossos relacionamentos. Fazemos o bem sempre que possível para trazer benefícios a todos seres e estabelecemos relações positivas com eles através de nosso pensamento, fala, ação e meio de vida”

afe2820e1bd6202ec0ca18ff16273126

Fonte: Natural Vibe querido ❤

Advertisements

4 comments

  1. Mariana · October 7, 2014

    Excelente post, seu blog já faz parte da minha vida, e das muitas coisas que eu li aqui e apliquei me fizeram uma pessoa um pouco melhor. E acabei percebendo que a felicidade é um estado que alcançamos quando estamos em paz com a nossa mente, corpo e espírito. Obrigada por tudo!

    • saanset · October 7, 2014

      Marina eu espero que você seja MUITO feliz, encontre paz, amor e equilibrio!! Luz pra você ❤

  2. Fernanda · August 23, 2015

    Eu amo esse blog e adorei esse post! Com certeza vou tentar praticar todas essas ações no meu dia a dia.

    • saanset · August 23, 2015

      É dificil viu!! Hahaha mas vale a pena!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s