Sobre virar a chata do role

10645027_749842621771277_289545827482386592_n

 

Descobri recentemente que eu virei a amiga chata.
A amiga que vê problema em tudo, que discorda bastante e não acha mais graça em várias piadas.
Eu virei a amiga que ficou TÃO chata, que as vezes não se contém e fica bem uns 20 minutos tentando explicar o porque aquilo ali ta errado.
Pra quase todo mundo é ser chata, pra mim é feminismo.
Todos os fucking dias eu escuto alguém me falar: ah mas pra você agora tudo é machismo…
E toda fucking vez eu respondo: mas é…e não é agora, sempre foi, eu só não sabia!
E quando eu digo que eu não sabia, é porque eu não sabia mesmo, e reproduzia machismo toda hora!
Eu era a menina mais ‘aceita’ pelos meninos, então eu me achava…um menino! Eu me via além das ‘mulheres’. Eu não era mulher. Eu odiava as mulheres! Eu podia apontar o dedo e chamar as mulheres de piranha e puta, e podia dizer que eram todas fúteis. Eu era menino né? Não.
Demorou pra eu entender que gostar de maquiagem e caipirinha de morango em vez de cerveja não é questão de gênero, e sim, de personalidade/gosto. O que te torna mulher é…exatamente, ser mulher!
E eu sou mulher. Também sou puta e piranha. Também sou fútil!
Eu faço parte do gênero que tem medo de sair de casa todo dia. E que se sente com raiva, triste e ameaçada toda vez que sai de casa sem um fone de ouvido. Eu faço parte do gênero que ganha menos, que acham que não é capaz! Nossa, se for ‘bonita’ (leia-se:estiver dentro dos padrões de beleza da sociedade, não que isso seja beleza mesmo), ai sim não é capaz mesmo! É burra! Se for modelo então, é um vegetal praticamente!
Eu faço parte do gênero que se gosta de sexo ou toma iniciativa é puta. E que se desentende com alguém do mesmo gênero é porque ‘mulher é um bicho ruim mesmo, não da pra ser amiga’.
Eu fui ensinada pra competir com as minhas amigas! E não pra conseguir um trampo melhor e ser uma melhor profissional, mas sim, pra chamar atenção dos meninos! Eu fui ensinada a me conter e me cuidar o tempo todo, pra assim, quem sabe, evitar um estupro.
É tanta coisa que da pra escrever 5 textos só pra explicar que, sim, sou mulher e sou fodida!
Mas dai eu comecei ler umas coisas, sobre igualdade e sororidade. Sobre emponderamento e desconstrução… E CARA, foi quase como se tivessem aberto minha cabeça com um machado e deixando meu cérebro respirar.
Eu, você e todo mundo, moramos em um mundo MACHISTA, onde homens e mulheres reproduzem MACHISMO, o tempo INTEIRINHO! Só que agora, a gente entende, a gente fala sobre isso, a gente vê que ta errado, e a gente vai ser CHATA PRA CARALHO!
Machismo não passará!

Pras migas/os que ainda não manjam muito do assunto e querem saber mais, eu indico um texto e um site aqui! Só clicar 🙂

62 comments

  1. Jessica Souza · March 26, 2015

    Senti falta do seu blog, dos seus textos. Obrigada por voltar!

    • saanset · March 26, 2015

      Senti falta de postar tbm :))

  2. Raquel Arellano · March 26, 2015

    Obrigada por escrever esse texto.

    • saanset · March 26, 2015

      Obrigada por tirar seu tempo pra ser gentil ❤

      • Isa · June 7, 2015

        Obrigada por tocar nesse tema…as vezes me sinto meio perdida com relação a isso. Seja muito feliz e escreva sempre 🙂

      • saanset · July 15, 2015

        Obrigada por tirar seu tempo pra ser daora comigoo 🙂

  3. marinawithoutdiamonds · March 26, 2015

    Voltou com tudo ♥

  4. ~~ · March 27, 2015

    Ja pensou que loko se as chatas do role descobrirem que só continuam sendo chamadas pro role por serem pegaveis?

    • saanset · March 27, 2015

      Isso poderia ser no meu caso se eu fosse solteira! Mas nao sou, sou fiel e continuo sendo chamada, conheço muita chata do role que nao entra nos padroes, é lesbica ou tem namorado e tbm é chamada

      Acontece q quando fazemos amigos essas pessoas gostam da gente pelo oq somos, e as vezes nao concordam com oq falamos/achamos e nos chamam de chata!

      Procure fazer amigos que gostem de vc alem da sua aparencia 🙂

  5. saanset · March 27, 2015

    sobre o comentário acima vale ressaltar que não são só homens que me acham chata quando falo de feminismo, mulheres também acham!

  6. ~~ · March 27, 2015

    Meus amigos gostam de mim além da aparência pelo mesmo motivo. Mas se você está falando que é convidada mesmo não sendo solteira e sendo fiel acho que preciso conviver com mais (tipos de) chatas do role.

  7. xthud · March 28, 2015

    Olha, sobre o texto q vc recomendou no início dele ja achei um contraponto, pois ele preza a igualdade, mas vale lembrar q igualdade nem sempre será justa, vc exigir igualdade entre homens e mulheres em geral, é querer q mulheres se alistem ao exercito obrigatoriamente por exemplo, que faça coisas q sua estrutura corporal nao permita, ou que trabalhe como pedreiro em sol quente, no serviço braçal. Nao estou dizendo que sou contra o feminismo, mas acho pedir por igualdade pode nao ser um mar de rosas como vcs pensam.

    • saanset · March 28, 2015

      Bro, MULHERES JA TRABALHAM COMO PEDREIRAS EM SOL QUENTE!!!! HAHHAHAHAH SAI UM POUCO DA BOLHA!

      Sobre ‘estrutura corporal nao permita’ pesquise: GABRIELA GARCIA!
      Ate mesmo: juju salimeni, gracy barbosa e ronda hossey ja provam que qlqer mulher é forte! E nao precisa ser grande, a juju tem 1,60

      Esse papo de alistamento é IMBECIL quando se pensa em tudo que a gente passa todos os dias! MUITA coisa tem q mudar antes de rolar esse alistamento obrigatório feminino ta? Porque se não vamos continuar sendo estupradas (assista o documentário A guerra silenciosa)

      Dicas da sanset: saia da bolha!

    • maira parreiras (@mairoooona) · March 30, 2015

      Uma das minha bandeiras é que as mulheres tenham as mesmas oportunidades em postos de trabalho que os homens. Não quero ser pedreira, mas acho absurdo que mulheres que o querem, ou precisam, esbarrem no machismo para consegui-lo.

      • saanset · March 30, 2015

        Hell yeah!!!

  8. Mari · March 29, 2015

    Ah, como eu amo a Internet! Do nada um cara no meu facebook compartilha um texto com esse título e eu me identifico logo. Vou ler e vejo que o blog, além de ter um texto sobre feminismo, a dona fala sobre alimentação saudável e natural (<3), yoga (<3), meditação (<3), positive vibration e… AMA SEREIAS! Não sei como pode alguém se identificar tanto com uma pessoa que nem conhece hahaha acho que, se existir reencarnação, fomos amigas em outra vida.

    • saanset · March 29, 2015

      Hahahahha jura??? Vc é de sp? Bora ser amigas! HAHAHHAHA me adc no face ❤

      • Mari · March 30, 2015

        hahaha vou quero add mesmo ❤ Sou de Fortaleza, mas vez ou outra vou pra São Paulo

  9. Martha Raquel Rodrigues · March 31, 2015

    Obrigada por colocar em palavras tudo que não só eu, mas todas as mulheres sentimos todos os dias.

    • saanset · March 31, 2015

      Unidas somos mais fortes 🙂

  10. Sonia · April 20, 2015

    “Eu fui ensinada pra competir com as minhas amigas! E não pra conseguir um trampo melhor e ser uma melhor profissional, mas sim, pra chamar atenção dos meninos! ” QUE?! Sério isso? Em que mundo vc vive? Melhor perguntando, em que século vc vive para ter tido esse tipo de criação?! Eu ein! Agora entendo pq algumas mulheres de tão reprimidas acham que saír por aí cometendo qualquer bobagen é algum tipo de “libertação”.

    • saanset · April 20, 2015

      Serio isso sim! Você nunca viu nenhum filme adolescente dos anos 2000 aparentemente… Eles sao um retrato simples disso!

      E fico feliz que as mulheres estao buscando formas de se libertar! Mesmo que vc rainha do universo considere isso bobagem 🙂

      Uma pena, nem todos nasceram perfeitos e livres como vc!

      Mas minha geraçao em peso quer mudar! E quer julgar bem menos 😉

  11. Sonia · April 20, 2015

    “Eu fui ensinada pra competir com as minhas amigas! E não pra conseguir um trampo melhor e ser uma melhor profissional, mas sim, pra chamar atenção dos meninos! ” QUE?! Sério isso? Em que mundo vc vive? Melhor perguntando, em que século vc vive para ter tido esse tipo de criação?! Eu ein! Agora entendo pq algumas mulheres de tão reprimidas acham que sair por aí cometendo qualquer bobagem é algum tipo de “libertação”.

  12. July · May 19, 2015

    Migs, desculpa, mas vou ter que compartilhar esse texto no instagram! hahaha
    Parece até que fui eu que escrevi!!!!!!!!! Me identifiquei total
    Obrigada, linda
    Bjs :*

    • saanset · May 19, 2015

      hahahah qual o seu insta? que bom que gostoou ❤

  13. angelaveronica · May 19, 2015

    Reblogged this on Deskubra-se.

  14. BA MORETTI · May 20, 2015

    por um mundo cheio de chatas e textos maravilhosos assim ♥

  15. Dani Schmmit · May 21, 2015

    Vc pode continuar sendo a chata. Mas eu e as outras pessoas vamos continuar com as piadas e brincadeiras. E se vc ficar 20 minutos discutindo sobre o assunto, não tem problema, pq vamos passar 20 minutos argumentando que vc está errada. vc tem um pensamento mágico como se todo mundo fosse virar feminista um dia. Não é assim. Vc pode ter virado, mas eu e muitas pessoas seremos contra sempre. Vc será sempre a chata e nos seremos sempre os politicamente incorretos. vc reclama da gente e nós reclamamos de vc.

    • saanset · May 21, 2015

      HAHAHHAHAHAHA nao tenho medo de xilique do jeito que vcs tem de feminismo! Boa sorte miga!

  16. Luciana Mendonça · May 22, 2015

    Filha, super me identifiquei. Além de não ter mais saco para amizades com homens idiotas machistas, os maridos das minhas amigas me acham insuportável. Fazer o quê? Feminismo faz você tomar consciência de tanta coisa e sou extremamente grata. Machistas, seremos chatas até não poder mais e não facilitaremos para vocês!

  17. Rebecca Catalani · May 22, 2015

    sobre o colega ali em cima do alistamento obrigatório feminino: fío, a gente é contra o alistamento obrigatório. seja pra quem for, mas como ele é obrigatório pra homem, homem que tem que brigar pra ele acabar, a pauta feminina é mais urgente pra saúde pública, violência contra a mulher, violência obstétrica e mais um monte de coisa que mata mulher aos montes por aí. a gente não vai ficar servindo de mãe pra homem grandinho lutar pela ~~~opressão~~~ que sofrem e que nem matam há algum tempo já que Brasil e guerra não conversam há bastante tempo. acha injusto algo que te obriguem a fazer? junta seus manos e vai a luta que nem as mina tão fazendo.

    reclamar todo mundo quer, mas fazer algo, as mina-mãe-de-homem-grandinho. esse papo do alistamento é zzronc. se procurasse no google tem um monte de texto falando sobre isso.

    e vai ter mina fazendo trabalho braçal sim! as minas já tão superando o machismo que é pra entrar nesse tipo de trabalho considerado “masculino” graças ao feminismo e a libertação que ele dá. ver o mundo com outras possibilidades.

  18. S.S.S. Official · May 22, 2015

    “Eu fui ensinada pra competir com as minhas amigas! E não pra conseguir um trampo melhor e ser uma melhor profissional, mas sim, pra chamar atenção dos meninos!” FLAWLESS FEELING 😀

  19. femariaotoni · May 26, 2015

    Bia,
    Sabe que…não me bata rsss mas acho assim, ok, mulher quer ser igual ao homem mas está passando dos limites …tipo, se homem pode tirar a blusa mulher também pode só que hellooooo homem não peitos iguais os das mulheres e eu acho constrangedor sabe uma mulher querer ficar esfregando seus peitos na nossa cara, pombas é chato, o mesmo vale para essas meninas que hoje acham que mini saia tem que ser do tamanho da calcinha e que ninguém deve achar ruim ou que ela é isso ou aquilo.
    Bom, a mulher tem todo o direito de se vestir como quer e nós temos todo o direito de achar aquilo horrível pra caramba e pensar o que quiser por que horas, se ela tem o direito de se vestir como quer eu tenho o direito de pensar o que eu quiser e olha, não é machismo, tem homem que só pensa com a parte de baixo, que é psicopata ou tarado dai vê mulher e pronto só que, independe se ela tá de mini saia ou não viu, pode até usar uma burca que ele vai atacar se for um tarado qualquer…
    O que quero dizer é…acho a coisa mais horrível que inventaram uma mini mini saia toda rasgada, fica feio sabe e a mulher nem pode abaixar, abrir as pernas nada, cara outro dia vi uma mulher em pleno frio que usava meia calça e uma mini das mini saias e uma blusa de frio e sabe como os homens a olhavam? achando muito feia aquela roupa.
    Acho que a gente também é machista sabe, muitas vezes eu percebi que os homens olham pra aquilo achando feio e quando o homem acha bonito a cara dele muda é engraçado sério só falta babar então mulheres, hoje se o homem olha pra elas acham ruim, se assobiam acham ruim dai depois reclamam que sentem falta de elogio, de alguém a achar bonita pombas, fica difícil assim né…
    Outra processou os pedreiros que passavam aquelas cantadas manjadas gente, pra eles aquilo é mais uma brincadeira, um ritual sagrado, eles se divertem, dão risada eu já falei com eles e eles não são nenhum bicho papão machista como querem pintar…
    Eu sou da opinião que:
    Mulher tem direito de ganhar o mesmo que o homem e até mais, que pode e deve se vestir como quiser( mas vista com sabedoria né).
    Que mulher tem direito de ir pra cama com quem quiser, quantas vezes quiser, beijar muiiiiito sim sem ser chamada de puta…chama de galinha como nós chamamos o homem pombas rsss
    É sim, nós chamamos o homem de galinha quando ele sai com várias mulheres, fica ciscando em vários terreiros dai se nós fazemos o mesmo somos o que então?
    Falta pensar, ver realmente além das impressões, do que vemos por que isso está saindo fora do controle já…
    Teve uma mulher que quis entrar no banheiro masculino e mijar em pé por que disse, se o homem pode por que não posso? gente, pelo amor né…
    E eu quero chamar a atenção dos homens sim, gosto quando me olham me achando bonita faz bem pra minha auto estima, fico me sentindo…mas sim, acho que devemos ser respeitadas no trabalho sim, acho que esse é o caso e que, homem também tem que ajudar em casa, acho super valido o homem tirar licença maternidade também por que, só a mulher que tem que cuidar da criança? só a mãe tem que perder o sono? não não o homem que fique lá e ajude a cuidar junto afinal, a mulher não faz filho sozinha.
    Vejam, tudo tem que ter o meio termo e no momento não estamos tendo esse meio termo, as mulheres estão travando uma batalha, fazendo guerra mesmo…
    Nós devemos fazer valer nossos direitos e não brigar por que dai não adianta reclamar que não tem homem na praça por que tem muita mulher parecendo homem e dos mais radicais…radicalismo não, equilibrio sim.
    Direitos iguais? não exatamente, certas coisas jamais poderemos fazer igual ao homem por que, eles tem alguns atributos que não temos e graças a Deus por que se não o que seria de nós sem um Bradi Pitt da vida…ai ai um homem que cozinhe pra gente, nos mande flores, nos ame…não quero ser igual homem NUNCA prefiro ser mulher mesmo e bem mulherzinha maaaas com algumas diferenças,
    Sempre digo que NUNCA, JAMAIS vou passar camisa de homem eu detesto e nunca vou ficar lá cozinhando enquanto ele fica sentado na tv, negativo, isso pra mim nem homem é e se duvidar ainda cada um que more na sua casa e trocamos, namoramos cada semana na casa de um…
    E sim, temos todo o direito de ganhar o mesmo que os homens afinal, somos mais inteligentes que eles né rsss
    Claro, não somos tanto quanto o Steve Jobs eheheheeeee
    mas vamos chegar lá se, pararmos de ser radicais do contrário os homens vão acabar mesmo…
    Não me batam ein gente, escrevi um livro, me empolguei kkkkkkk

    • saanset · May 26, 2015

      Nem consegui terminar de ler… HAHAHA alguem se habilita a responder?

      • femariaotoni · May 26, 2015

        kkkkkkk eu falei, um livro ahuhauahuahaua

    • lillmans · May 26, 2015

      Miga, peito de homem não é diferente do das mulheres não, a gente acha que é porque o das mulheres é sexualizado, mas isso é uma construção que não é culpa nossa e não pode influenciar nossa vida dessa maneira. Sobre achar feio mini-saia, roupas curtas e blablablá: já pensou que loucura se a sua opinião não fosse a única? O que você chama de bom senso e “sabedoria” pra se vestir, você pode aplicar à maneira que VOCÊ se veste. Assim como as outras pessoas têm esse mesmo direito. Ah, mas os homens olharam achando a roupa feia? miga, ninguém é obrigade a se vestir pra agradar omi não. Primeiro que nem toda mulher gosta de homem (olha essa hetero normatividade aí), e mesmo as que gostam não precisam viver em função disso. Se você gosta, ótimo, mas ninguém é obrigade a viver pra agradar macho. E ó, a gente pode até chamar homem de galinha, mas NUNCA, JAMAIS homem é hostilizado e marginalizado por se relacionar com várias mulheres. Essa opressão contra as mulheres é estrutural e afeta a sua vida socialmente, psicologicamente, profissionalmente e em diversos outros aspectos, já o que fazem com um homem quando chamam ele de galinha é, no máximo do máximo, bullying. Não dá pra comparar.

      • saanset · May 26, 2015

        CAN I GET A HALLELUJAH HERE???

      • Elena David · June 6, 2015

        parei de ler no pombas :/

  20. alex · May 27, 2015

    Você é submissa?

  21. Felipe · June 2, 2015

    Pra quase todo mundo é ser chata, pra mim é feminismo.

  22. dani · June 5, 2015

    Vc é linda! Eu sou a chata de um role específico e às vezes eu me sinto extremamente acuada pela galera que não entende o que é o feminismo de verdade. Seu texto me deu mais força pra continuar a ser a chata, feminista, mal amada, mal comida, a gorda que ninguém quer pq só sabe falar de igualdade! Força pra todas nós!! Obrigada pelo texto lindo!!

    • saanset · July 15, 2015

      Obrigada por tirar seu tempo pra me emponderar ❤

  23. Jorge · June 6, 2015

    Então troca essa foto do seu blog pq eu achei ela bem opressora querendo impor um padrão de beleza. E tem a praia também, nem todas as mulheres tem condição de ir à praia e você fica aí as oprimindo

    • saanset · July 15, 2015

      Todas as mulheres tem condiçao de ir a praia! É só ir! Ela é de graça, faz parte da natureza e ta la a disposiçao de todos! Yoga é grande parte da minha vida atual e da tematica do meu blog, e é o foco principal da foto!
      O fato de eu ser naturalmente magra tbm nao é pra oprimir nenhuma outra mulher! É meu corpo, minha saude e nao tem a ver com ninguem!

  24. Alexandre · June 6, 2015

    Chata p caralho vc hein?
    Se continuará assim vai ficar p tia.

    • saanset · July 15, 2015

      EU SOOU
      E MUITO MAIS DO QUE VC PENSA 🙂
      E vou ser a tia feminista MAIIIS DAORAAA

  25. Elena David · June 6, 2015

    Comecei meu sábado me sentindo uma chata feliz 🙂

  26. Manuh · June 6, 2015

    O tipo de texto que eu preciso mostrar pra todo mundo!

    • saanset · July 15, 2015

      O tipo de comentario que me faz sorrir!!!!

  27. thalita · June 6, 2015

    Parabéns pela sua força, essa autoafirmação é, geralmente, dolorosa em todos os aspectos- tipo esses comentários escrotos..
    Não existe explicação para o machismo, não existe biologicamente o que faça-o ser superior, e quando ouço essa saída universal eu me lembro daquela história que contavam sobre negros terem mais melanina e isso atingir sua inteligência.. Pessoas são pessoas, independente das características que elas não escolheram ter.
    Precisamos dessa persistência pra revolucionar, para próximas gerações não conseguirem nem imaginar esse tipo de divisão social que enfrentamos todos os dias.

    • saanset · July 15, 2015

      JUNTAS SOMOS MAIS FORTES ❤

  28. Pingback: Time of changes | fora de mão
  29. Nicole · June 13, 2015

    Esse teu texto me inspirou a voltar a ter um blog! Se quiser dar uma olhada, é no primeiro post: https://nsntnn.wordpress.com/ …Muito amor pelo que tu escrever ❤

    • saanset · July 15, 2015

      Vou olhar com muito carinho ❤

  30. Susana · August 1, 2015

    Amo ser a chata!!! ❤
    Antes eu ria sem graça, pra não ser a excluída do role…
    Hj em dia não rio. Perdi alguns contatos, antigas amizades que não aceitam minha mudança, mas amo e quero ser a chata e vou ensinar minhas filhas a serem chatas tb!!!
    Brigada por dar forças pras minhas chatices hihihi adoooooro
    Vou voltar a escrever meu blog tb!!! 😀

    • saanset · August 1, 2015

      Yaaay!!! Delicia de ler ❤ chatas unidasss

  31. Belle Canto · August 5, 2015

    obrigada por esse texto. Eu me identifiquei muito, pois eu também virei a “amiga chata” que tem que aturar “piadinhas” e passa meia hora explicando que não é certo fazer piadas com isso ou aquilo, enfim acabei ensinando muito pras minhas amizades e ganhando novas amizades também. Mas é processo lento e as vezes doloroso

    • saanset · August 5, 2015

      E muito cansativo!! Mas vale a pena 🙂

  32. Pingback: Precisamos falar de feminismo SIM! | Parte 04

Leave a Reply

